quarta-feira, 5 de abril de 2017

P899: REVISTA "KARAS" DE ABRIL


Como já referimos atrás, as obras de remodelação do Café Central impediram que utilizássemos aquele local como ponto de concentração do pessoal. E foi possível ver os participantes espalhados ao longo da Rua de Leiria, bem próximo do local do almoço, mas aproveitando as sombras existentes para se protegerem do sol forte.


À esquerda, um trio que tem andado arredado dos nossos convívios - Joaquim Vieira, Luís Uva e Manuel Ferreira da Silva (o de Bor...). 
À direita, um grupo inscrito pelo Carlos Santos - o Raul Santos, o Alípio Martins e o José Carvalho (os dois últimos, estreantes). Lá atrás, o Luís Lopes Jorge observa.


O Miguel Pessoa e a Giselda confraternizam com o alcobacense JERO. E o Miguel Diniz vai pondo a conversa em dia com o Almiro Gonçalves e o Agostinho Gaspar (este no seu pleno de 60 presenças em 60 encontros). Curiosamente, o Miguel Diniz foi há uns anos vítima de uma rigidez burocrática que lhe trocou o "s" original por um "z", situação que não envolveu a esposa Judite - que continua a usar o apelido Dinis. No mínimo, invulgar...


O António Frade com o Carlos Morte e o Carlos Manata. O António esteve preocupado porque o seu nome não surgia na lista de inscritos. Mas a coisa foi corrigida a tempo... Pelo sim, pelo não, verifiquem sempre se o vosso nome consta da lista de inscritos. Mas para isso convém que a mensagem tenha sido mesmo enviada, ó Manuel da Ponte!
Não é todos os dias que temos a presença dos dois "Manuel Ferreira da Silva". Na foto da direita vemos o de Gadamael...


O Joaquim Mexia Alves com o Rui Marques Gouveia, o qual estava acompanhado como habitualmente pelo cunhado José Jesus Ricardo.
Como colaborador permanente do jornal "Cister", de Alcobaça, o JERO não perde a oportunidade de fazer a divulgação do "seu" jornal, trazendo sempre uns tantos exemplares para distribuir pelos interessados.



Chegada a hora do almoço e despachada a foto da praxe - desta vez com um enquadramento diferente - era hora de avançar para o petisco.



Como habitualmente, o pessoal vai-se organizando por grupos. Na ausência do Manuel Jacinto, coube ao Luís Ezequiel Nunes a iniciativa de inscrever uma série de pessoal. Para além de dois acompanhantes que vemos em primeiro plano no lado direito, vemos o Rui Ferreirinho e, a partir do fundo, o Luís Ezequiel Nunes, o Ramiro Garcia e o Jaime Carlos (estes dois últimos em estreia).
À direita, ainda do mesmo grupo e na mesma mesa, o Ernesto Neves Lopes e o Amândio Jorge Lopes.



O nosso experiente tesoureiro Vitor Caseiro partilhava a mesa com o pessoal inscrito pelo seu habitual adjunto nas contas, o Carlos Santos. Para além dos dois vemos ainda o Alípio Martins e acompanhantes, o Mário Passagem e acompanhante e o Raul Santos.
E o JERO teve a oportunidade de rever o Leonel Loureiro, um velho camarada a que o unem memórias comuns de 50 anos e um breve reencontro há cerca de 10 anos. Agora o Leonel pôde finalmente pôr a conversa em dia...



Duas perspectivas da mesma mesa, em que podemos ver o Carlos Manata, Manuel Ferreira da Silva (Gadamael), Jorge Marto Silva (da Liga de Combatentes de Leiria), Fernando de Freitas Pinto, José Jesus Ricardo, Rui Marques Gouveia, José Luís Rodrigues e Luís Lopes Jorge.



E o pessoal da casa - D. Preciosa e D. Dulce - atarefava-se a manter abastecidos os pratos dos participantes.



O Clã Lopes - Manuel "Kambuta", Hortense e Gonçalo - acompanhado pelos amigos Almiro Gonçalves e Joaquim Henriques.
O Luís Branquinho Crespo e o Manuel Frazão Vieira partilhavam a mesma mesa, vendo-se ainda ao fundo os regressados Joaquim Vieira e Luís Uva. Atravessando o Vasco da Gama um período menos bom do seu estado de saúde - que o tem impedido de se juntar a nós - o Manuel não tem podido confraternizar como desejava com este seu amigo e camarada de velhos tempos no sul da Guiné. Será que podemos contar com o Vasco para final de Maio?



A família Gaspar esteve mais uma vez reunida nestes convívios. E o trio (Agostinho, Isabel e Miguel) confraterniza com o Carlos Morte e o Manuel da Ponte. O António Carreira já tinha estado presente anteriormente, repetindo agora a sua presença entre nós.



Era chegada a altura das sobremesas, e o Manuel Kambuta avança célere ao castigo...
Como habitualmente, o régulo dirigiu algumas palavras aos presentes, lembrando que este mês não se irá realizar o habitual encontro da nossa Tabanca. 



E como é costume todos os anos, no final do mês de Março, o Paulo Moreno prepara a oferta ao Miguel Pessoa de uma garrafa de espumante com um avental alusivo, revivendo a situação original de 26 de Março de 1973, em que o pessoal de Guileje lhe ofertou uma garrafa de champanhe, comemorando a sua recuperação depois de o seu avião ter sido abatido no decorrer de um apoio de fogo àquele aquartelamento.
Na ausência do Manuel Reis, o Carlos Santos e o José Luís Rodrigues fizeram "as honras da casa".



Em fim de festa é preciso pôr as contas em dia, coisa que o pessoal já faz com muita genica - participantes e tesoureiros.
E, já agora, antes da partida, um brinde para a viagem de regresso a casa.



Os últimos pormenores, talvez já a preparar para o próximo encontro. É hora da abalada: "Adeus e até ao meu regresso!"






2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Camarigos
Como é habitual está "nas bancas" mais uma Revista KARAS,com muita informação e "bué" de fotografias.
Melhor que isto nem no estrangeiro. Obrigado GRANDE Miguel Pessoa .E também um aceno de simpatia e agradecimento para as fotos enviados para o nosso Editor pelo Paulo Moreno e pelo Manuel Lopes.
Abraço-vos.
JERO

Anónimo disse...

Obrigada Miguel por mais este número da Revista Karas,, que me informou é bem de mais um convívio a que faltei.
Então agora não há a agradável sombra do Café Central. Que as obras terminem bem e depressa são os meus votos.
Já vou ficando "velhota" e de vez em quando a saúde vai-me traindo, por tal faço umas faltas.
Um abraço para todos.
M Arminda