domingo, 29 de janeiro de 2017

P875: REVISTA "KARAS" DE JANEIRO


Como habitualmente, a partir do meio-dia começou a juntar-se pessoal no Café Central, na vontade de pôr a conversa em dia e rever caras que já não via há muito tempo. Afinal, o nosso último encontro já tinha sido o ano passado, em 2 de Dezembro...


O dia de sol deu ensejo a uns tantos de se refastelarem na esplanada exterior do Café Central...


...enquanto outros preferiram abrigar-se na esplanada interior, a salvo de alguma mudança de tempo repentina ou de algum vento mais forte.


Quatro participantes inscritos pelo Mário Marques, do núcleo de Alcobaça da Liga dos Combatentes. Três deles em estreia absoluta - José Vieira, Mário Marques e Paulo Laranjo. O Amadeu J. Ferreira já era nosso conhecido destes convívios.


O Joaquim Mexia Alves e o Miguel Pessoa lá iam recebendo os participantes, uns mais habituais - como o António Maria Silva - outros que andavam fugidos há bastante tempo, embora com muitas promessas de regresso - caso do Jorge Narciso...
E no meio dos seus afazeres com os registos e fotos dos estreantes, o editor da "Karas" ainda arranjou tempo para confraternizar com o estreante João Roda, um velho camarada dos tempos da Guiné - e não só, pois ambos se cruzaram mais que uma vez na sua vida profissional na Força Aérea.


O João Lopes é mais um elemento da Força Aérea presente nos nossos convívios. Estreou-se pelas mãos do José Pimentel de Carvalho, que o inscreveu à última hora... Aqui, os dois à conversa com o José Quintas e o Vitor Junqueira.
Na imagem da direita vemos, de costas, outro estreante - o Júlio Martins Baltazar - em conversa animada com o Manuel Ferreira da Silva, Carlos Oliveira e Manuel da Ponte. 


Rebuscando no seu baú de memórias, o nosso camarigo JERO descobriu um papel misterioso, velho de há quase 50 anos, cujo conteúdo ele gostaria de decifrar. Na verdade, nem sabemos se estaremos a apresentar o papel de pernas para o ar...


Estava na hora de nos dirigirmos para o local da refeição, a dois passos do Café Central. E o pessoal rapidamente se dispôs ao longo das duas mesas corridas preparadas para o efeito.
Vemos em primeiro plano o trio representante de Aveiro - Carlos Augusto Pinheiro, José Luís Malaquias e Manuel Reis (Faltou o 4º elemento, o Carlos Prata). Mais afastados ainda se conseguem reconhecer o José Luís Rodrigues, Carlos Manata e Vitor Caseiro.


Três casalinhos neste canto da mesa: Agostinho Gaspar (totalista dos nossos convívios!) e Isabel, Manuel da Ponte e Maria Emília e António Frade e Maria Helena.
O Manuel Kambuta Lopes apresentou-se em baixo de forma, com uma indisposição que lhe tirou grande parte do ânimo. Mesmo assim, ainda com forças para um carinho para com a "namorada" Hortense.


O José Luís Rodrigues como de costume foi dos primeiros a inscrever-se para este convívio; o Carlos Manata  é menos apressado, mas chegou bem a tempo de participar neste nosso aniversário.
O Luís Marcelino e o Manuel Frazão Vieira ficaram lado a lado. Este último juntou-se-nos há pouco tempo mas nitidamente gostou do ambiente... e não tem faltado. E contamos com ele para colaborar com textos para publicação no blogue; o primeiro já saiu e o segundo está a caminho...


O Vitor Junqueira, depois de um afastamento do nosso convívio tem sido mais certinho e tem aparecido com alguma assiduidade. O José Quintas e o Pimentel de Carvalho também são caras já conhecidas, sendo que este último já pode lavar a loiça e cozinhar a preceito lá em casa, pois acaba de receber o avental da Tabanca do Centro que tinha encomendado... 
O veterano Domingos Santos partilha a mesa com o Mário Marques, que à sua conta inscreveu quatro camaradas - três deles são estreia absoluta. 


O grupo de Torres Novas surgiu bastante composto, o que dificulta a foto de grupo. Optámos por fazer a "dobradinha" para apanhar todos - Carlos Pinheiro, Manuel Ramos, Alexandre Fanha, João Rodrigues, Lúcio Vieira e Manuel Rodrigues.


Tivemos o prazer de voltar a ter a presença do Rui Pedro Silva, que apresentava até agora grande dificuldade em conjugar a sua actividade profissional com a disponibilidade para a última 6ª feira do mês; a mudança para 4ª feira veio facilitar-lhe a vida...
Na mesa vemos ainda um ramalhete composto pelo Carlos Oliveira, Carlos Santos e Raul Santos.
E a Giselda divide as atenções entre a Hortense e a Dulce, o "braço direito" da D. Preciosa.


O Baltazar Rosado Lourenço vai dando apoio logístico ao Rui Marques Gouveia, que como tem sucedido nos últimos convívios, teve a companhia do cunhado José Jesus Ricardo.
E, libertos desta vez de quaisquer compromissos com a guarda dos netinhos, o António Fernando Marques e a Gina, representantes da Linha, puderam desfrutar por mais tempo da companhia dos camarigos da Tabanca do Centro


Também da Linha (mas agora da de Sintra...) tinhamos este simpático casal - Luís R. Moreira e Irene - a viver momentos felizes... de tal modo que o Luís resolveu encomendar um avental da Tabanca do Centro para ajudar nas lidas da casa. Entregue a encomenda, o material foi logo ali experimentado, sob o olhar atento do António Maria Silva, que de imediato resolveu encomendar um igual...


Estava na hora das habituais palavras dirigidas pelo Régulo da Tabanca Joaquim Mexia Alves; e pelo ar sorridente dos ouvintes a coisa até correu bem... E naturalmente a atenção foi dirigida para o nosso aniversário - o sétimo - e para o êxito desta nossa iniciativa, que tem trazido um número crescente de participantes e também caras novas em todos os convívios.


Encerrou-se o nosso convívio da melhor maneira, com uma homenagem mais do que merecida a um colaborador incansável e dedicado - o Paulo Moreno - sob a forma de um louvor que o Amado Chefe fez questão de lhe entregar, reflectindo o apreço da Tabanca do Centro pelo apoio que o Paulo tem prestado a todas as nossas iniciativas.



Claro que não podíamos ir embora sem pagar a conta... e disso se encarregaram os tesoureiros de serviço - Vitor Caseiro e Carlos Santos - com a competência do costume e a colaboração esforçada dos pagantes.
E agora é só um bocadinho até ao próximo encontro, o 59º. É já em 22 de Fevereiro, como aqui anuncia o Kambuta, fazendo das tripas coração. EhEh! Não rima mas é verdade...

4 comentários:

joaquim disse...

Grande reportagem.

E já lá vão 7 anos!!!!

Obrigado Miguel, porque sem ti não seria possível ter atingido esta longevidade!

Abraços

Manuel Reis disse...


Como sempre uma bela reportagem.

Obrigado Miguel, pela dedicação a uma causa que é de todos nós.

Forte abraço.

Manuel Reis

Anónimo disse...

Boa noite Camarigos
Sete anos é muito tempo e continuamos vivos graças a Deus.Excelentes convívios e "caras novas".O Homem Grande Mexia Alves e o "Enorme" Miguel Pessoa continuam a ser "as traves mestras" da nossa Tabança do Centro.A minha gratidão. A revista KARAS está mais uma vez excelente e merece ser lida e relida.Uma saudação ao especial ao nosso jovem Camarigo Paulo Moreno pela sua dedicação e apoio aos "velhotes".
A amizade dos antigo combatentes nunca cederá e já têm seguidores.
Abraço fraterno.
JERO

Anónimo disse...

Obrigada ao Miguel Pessoa, pela reportagem que, como sempre está completa.
Os parabéns ao amigo Paulo Moreno, pela constante presença e criatividade, é bem merecedor do louvor. Não tendo sido combatente, integrou-se muito bem, nesta família.
Um abracço.
M Arminda