segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

P746: OUTROS NATAIS...

O nosso camarada Zé Belo enviou-nos lá dos confins da Lapónia um link para um texto publicado em http://www.whychristmas.com/customs/hanukkah.shtml, que nos dá a conhecer o Hanukkah, um evento judeu que ocorre em datas próximas das do nosso tradicional Natal. O texto está em inglês e tivemos a iniciativa de o traduzir. Esperamos que a versão portuguesa não fuja muito à mensagem original…

HANUKKAH – O FESTIVAL JUDAICO DE LUZES

Hanukkah é o Festival das luzes judaica, e recorda a rededicação a Deus do segundo templo judeu em Jerusalém. Isto aconteceu nos 160s A.C. (antes do nascimento de Jesus). Hanukkah é a palavra judia para dedicação.

O Hanukkah dura oito dias e começa no dia 25 de Kislev, o mês do calendário judaico que ocorre quase simultaneamente com o mês de dezembro. Porque o calendário judaico é lunar (ele usa a lua nas suas datas), o Kislev pode acontecer desde final de novembro até ao final de dezembro.

Em 2015 o Hanukkah vai da noite de domingo, 6 de dezembro, até à noite de segunda-feira, 14 de dezembro. Já em 2016 o Hanukkah será a partir na noite de sábado, 24 de dezembro até à noite de domingo, 1º de Janeiro.

Durante o Hanukkah, em cada uma das oito noites, uma vela é acesa num menorah (candelabro) especial chamado “hanukkiyah”. Há uma nona vela especial chamada a vela shammash ou serva, que é usada para acender as outras velas. A shammash está normalmente no centro das outras velas, numa posição mais elevada. 

Na primeira noite uma vela é acesa, na segunda noite serão duas, até que todas estão acesas na oitava e última noite do festival. Tradicionalmente as velas são acesas da esquerda para a direita. Uma bênção especial, agradecendo a Deus, é dita antes ou depois de acender as velas e um hino judaico especial é habitualmente cantado. 

O candelabro é colocado na janela da frente das casas para que as pessoas que passam ver as luzes e relembrar a história do Hanukkah. Muitas famílias judias têm uma menorah especial e celebram o Hanukkah.

O Hanukkah é também um tempo para dar e receber presentes, muitas vezes dados em cada uma das noites. Muitos jogos são jogados durante a época do Hanukkah. O mais popular é o pião (iídiche) ou sivivon (Hebraico). Tem  quatro lados com uma letra Hebraica em cada lado. As quatro letras são as primeiras letras da frase “Nes Gadol Hayah Sham”, que significa “Um grande Hayah (milagre) aconteceu lá“. Em Israel o “lá” mudou para “aqui”, por isso diz-se “Nes Gadol Hayah Po”.

O jogador coloca uma peça (moeda, noz ou moeda de chocolate) num pote e o pião é girado. Se surgir a letra “nun” (נ) nada acontece, se for “gímel” (ג) o jogador ganha o conteúdo do pote, se for “hay”(ה) ganha metade do pote e se for “shin” (para “lá” ש) ou “pe” (para “aqui” פ) tem que colocar outra peça no pote e passa a vez à próxima pessoa.

Alimentos fritos em óleo são tradicionalmente consumidos durante o Hanukkah. Os favoritos são “latkes” (panquecas de batata) e “sufganiyot” (donuts fritos)  que são  enchidos com compotas/geleias e polvilhados com açúcar.

A HISTÓRIA POR TRÁS DO HANUKKAH

Cerca de 200 A.C., Israel era um estado no Império Selêucida (um Império governado sob a lei grega) e sob as ordens do rei da Síria. No entanto, eles podiam seguir a sua religião e suas práticas. Em 171 A.C. surgiu um novo rei chamado Antiochus IV, que também se intitulava  “Antiochus Epíphanes”, que significa “Antiochus o Deus visível”. Antiochus  queria que todo o Império seguisse  o modo de vida grego e a religião grega, com todos os seus deuses. Alguns dos judeus queriam ser mais gregos, mas a maioria queria permanecer judeu.

O irmão do sumo sacerdote judeu queria ser mais grego, então ele subornou Antiochus para que fosse ele o novo sumo sacerdote em vez do seu irmão, o qual foi morto! Três anos mais tarde outro homem subornou Antiochus ainda mais para se tornar o sumo sacerdote! Para pagar o suborno, roubou alguns dos objetos de ouro que eram usados no templo judeu.

A caminho de casa, depois de se retirar de uma batalha, Antiochus parou em Jerusalém e descarregou toda a sua raiva sobre a cidade e sobre o povo judeu. Ele ordenou que as casas fossem queimadas, e dezenas de milhares de judeus foram mortos ou tornados escravos. 

Antíochus passou então a atacar o Templo judaico, o edifício mais importante em  Israel para os judeus. Os soldados sírios levaram todos os tesouros do Templo e no 15 de Kislev 168 AC Antíochus colocou uma estátua do Deus grego Zeus no centro do Templo judeu (mas tinha o rosto de Antíoco!). Em seguida, no 25 de Kislev ele profanou o lugar mais sagrado no templo e destruiu os pergaminhos sagrados judaicos.

Antiochus proibiu então a prática da fé e religião judaica (se fossem descobertos eram mortos com toda a família) e transformou o templo num santuário para Zeus. Houve muitos judeus mortos por sua fé. Em breve se iniciou uma rebelião judaica.

Tudo começou quando um antigo sacerdote judeu, chamado Mattathias, foi forçado a fazer uma oferenda a Zeus em sua aldeia. Ele recusou-se a fazê-lo e matou um soldado Sírio! Os filhos de Mattathias juntaram-se a ele e mataram os outros soldados na aldeia. Mattathias era um homem velho e morreu pouco depois deste acontecimento, mas o seu filho Judah assumiu então o comando dos combatentes da liberdade. Judah era apelidado de “Maccabee” , que vem da palavra hebraica para “martelo”. Ele e suas tropas refugiaram-se em cavernas e mantiveram uma guerra clandestina durante três anos. Defrontaram então os sírios em campo aberto e derrotaram-nos.

Quando regressaram a Jerusalém o templo estava em ruínas, ainda ali se mantendo a estátua de Zeus/Antiochus. Limparam então o Templo, reconstruiram o altar judeu e no 25 de Kislev 165AC, exactamente três anos depois dos primeiros acontecimentos, o altar e o Templo foram novamente dedicados a Deus.

Há várias teorias sobre a razão de o Hanukkah ser celebrado durante oito noites. Uma lenda diz que quando Judah e os seus seguidores chegaram ao Templo havia apenas óleo suficiente para queimar por uma noite, mas que ardeu durante oito noites. Outra história diz que eles encontraram oito lanças de ferro e, colocando-lhe velas, usaram-nas para iluminar o templo.

O HANUKKAH E O NATAL


As datas do Hanukkah e do Natal estão associadas pois o 25 de Kislev foi a data em que o Templo foi novamente dedicado a Deus e a nova Igreja escolheu o 25 de Dezembro pois assumiu o aniversário do deus grego Zeus e do deus romano Júpiter.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito interessante esta narrativa do José Belo, que eu desconhecia.
Obrigada pelo texto. Fiquei culturalmente, mais rica.
Desejo-lhe um Bom Ano e novos textos. Muita saúde e paz.
Um abraço.
Mª Arminda