terça-feira, 9 de junho de 2015

P663: A CERIMÓNIA DO 10 DE JUNHO EM BELÉM

Comissão Executiva para a
Homenagem Nacional aos Combatentes 2015
_________________________________________________

COMUNICADO À IMPRENSA

HOMENAGEM NACIONAL AOS COMBATENTES

A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2015 promove no próximo dia 10 de Junho, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, Lisboa, o seu XXII Encontro Nacional. As cerimónias que ali terão lugar têm por objectivos comemorar o Dia de Portugal e prestar homenagem a todos aqueles que tombaram em defesa dos valores e da perenidade da Nação Portuguesa.

Por esta razão, ali se reúnem sempre um tão grande número de Portugueses, não só os que foram combatentes no ex-Ultramar e os que mais recentemente serviram em missões de paz no estrangeiro, mas também todos aqueles que, amantes da nossa História e envolvidos na construção de um futuro mais próspero para a sociedade portuguesa, querem ser participantes activos nesta homenagem.

O programa é o seguinte:

   10H30 - Missa na Igreja de Santa Maria, aos Jerónimos;
   12H15 - Abertura junto ao Monumento;
   12H20 - Cerimónia inter-religiosa (católica e muçulmana);
   12H28 - Homenagem às Enfermeiras Pára-quedistas;
   12H35 - Discurso alusivo pelo Professor Doutor Nuno Garoupa;
   12H45 - Discurso do Presidente da Comissão Executiva;
   12H50 - Homenagem aos mortos e deposição de flores;
   13H10 - Hino Nacional (salva por navio da Marinha);
   13H15 - Passagem de aeronaves da Força Aérea;
   13H20 - Passagem final pelas lápides;
   13H40 - Lançamento de Pára-quedistas do Exército;
     13H45 - Almoço-convívio.

Pontos a realçar:

  1. Missa presidida por Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente;

2. Serão convidados de honra a Presidência da República (que envia uma mensagem aos Combatentes), a Câmara Municipal de Lisboa, as Chefias Militares, os militares agraciados com a Ordem Militar da Torre e Espada, o Comando Geral da GNR, a Direcção Nacional da PSP, os Presidentes das Associações de Combatentes e os Adidos Militares ou Culturais junto das embaixadas da CPLP.

3. Homenagem Nacional às Enfermeiras Pára-quedistas, que estarão presentes; será realçada a sua acção extraordinária no apoio aos Combatentes e será lido um louvor atribuído pelo General CEMGFA.

4. Cerimónia inter-religiosa católica e muçulmana (duas religiões irmanadas a orar pelos Combatentes mortos, acontecimento único em Portugal e talvez no mundo).

5. Discurso pelo Professor Doutor Nuno Garoupa.

            Todos os portugueses, nomeadamente os militares, são convidados a participar nesta homenagem aos que deram a vida pela Pátria e, desta maneira, celebrarem o Dia de Portugal.

Pomo-nos desde já à disposição para prestar mais esclarecimentos ou, inclusivamente, para participar numa entrevista sobre a matéria, em data e hora a combinar. Em anexo se envia um programa-convite das cerimónias.    


Sem comentários: