quinta-feira, 10 de abril de 2014

P472: AS ORIGENS DO KAMBUTA DOS DEMBOS



A ORIGEM DA PALAVRA KAMBUTA

KAMBUTA. Esta palavra talvez se encontre em vários dicionários, mas o verdadeiro significado quem o tem sou eu, que foi deixado em herança pelos meus antepassados à “tribo” a que ainda pertenço e de onde vêm as minhas origens, «A TRIBO KAMBUTA». Uma tribo que muito lutou, e eu continuo a lutar para que este nome se mantenha a todo o custo, e tento preservar para que não desapareça.
Vamos lá Manelito Kambuta, despacha lá o teu rascunho, pois está um belo dia de sol, tens que aproveitar para ires sacar uma pouca de lenha com a tua namorada e o amigo Snoopy à Mata Nacional, sabe muito bem aquecer quando faz frio.
Este nome é de “origem árabe”, era o nome da «tribo de moiros a que pertenço», mouros ou moiros… claro! Os meus antepassados não me souberam explicar muito bem, ou eu não captei, esta tribo de moiros invadiu, povoou e habitou a aldeia onde eu nasci, ainda muito antes da criação do nosso «CONDADO KAMBUTENSE».
Quando o nosso primeiro Rei, o Ti Afonso Henriques e os compadres dele… esperem lá??? isso já não sei, não me lembro, eu estava lá mas não fixei o nome dos tipos, e nesse momento não tinha o telemóvel à mão para tirar umas fotos… não tenho a certeza, se não foram esses, foram outros, não importa, que tentaram expulsar a minha «TRIBO».

Já estou baralhado, tenho que ir consultar os meus conterrâneos, vizinhos Agostinho Gaspar e o Almiro Gonçalves que pertencem às origens das tribos rivais, um da «Tribo Boavista» o outro da «Tribo Vieira de Leiria» e que acabaram de me informar mesmo agora pelo telemóvel que também não se lembram, pois na altura andavam aos ninhos de «MAFAGAFA», uns lindos passarinhos que frequentavam os nossos campos e pinhais.
Bem… tenho que descalçar esta bota… comecei, tenho que acabar!
Os tais Senhores que tentaram expulsar a minha tribo KAMBUTA e acabar com este lindo nome, para povoarem o meu território com outas gentes… não o conseguiram, pois os meus antepassados «Kambutas», no momento certo, gritaram alto e bom som «DAQUI NÃO SAIO, DAQUI NINGUÉM ME TIRA, KAMBUTA É FORTE, TUDO ISTO É UMA GRANDE MENTIRA,».
Resumindo e concluindo, os tais amigos, ao ouvirem esta lengalenga, viraram as costas e às gargalhadas foram dizendo uns para os outros, vamos embora, aqui não se aprende nada, é tudo maluqueira…
Vamos, vamos, assim termina o Kambuta esta redação um pouco sem jeito, foi o que se pode arranjar, para a próxima sai melhor.

Manuel  Lopes “Kambuta dos Dembos” 
Notas explicativas:
Pois é, o nosso camarigo Manuel Lopes depois desta conversa toda acabou por não nos dizer o significado da palavra “Kambuta”, por isso aqui fica o resultado da nossa consulta na Net:

De: “Dicionário online de português”
Significado de Cambuta - (quimbundo kambuta) - 1 Indivíduo enfezado ou mal nutrido. 2 Indivíduo cambaio.

De: “Vocabulário Kimbundu-Português”
Cambuta – (Kimbundu, Kambuta) – Homem baixo.

De: “Wikipédia”
O kimbundu, quimbundo, dongo, kindongo, loanda, mbundu, loande, luanda, lunda, mbundu, n'bundo, nbundu, ndongo ou mbundu do norte é uma língua africana falada no noroeste de Angola, incluindo a Província de Luanda. É uma das línguas bantas mais faladas em Angola, onde é uma das línguas nacionais. O português tem muitos empréstimos lexicais desta língua obtidos durante a colonização portuguesa do território angolano e através dos escravos angolanos levados para o Brasil. É falada por cerca de 3 000 000 de pessoas em Angola como primeira ou segunda língua, considerando, também, 41 000 falantes do dialecto ngola.



3 comentários:

joaquim disse...

Sim senhor, seu Kambuta Manuel Lopes, explicando-nos as origens angolanas da sua alcunha.

Antigamente, na Cavalaria, dizia-se que os "kambutas" eram bons para lavar os cavalos por baixo.

Sem ofensa, mas com muita amizade.

Um abraço do
Joaquim

Anónimo disse...

Boa noite bons camigos, o Camarigo Kambuta quer pedir imensa desculpa pois, escreveu, rasquinhou mas não disse nada, escreveu uma enorme redacção chegou ao fim sem decifrar a tal palavra «Kambuta». Pois aqui vai.....ó Manel Kambuta tens a certeza do que vais escrever? vê lá rapaz, pois vou tentar, transmitir o que as minhas madrinhas nativas dos Dembos Norte de Angola me ensinaram naquele dia que me baptizaram, Kambuta é um homem baixo e forte, e parece-me bem que o amigo Joaquim pelas pesquisas que fez talvez tenha razão,eram bons para lavar os cavalos por baixo, mas, elas não me transmitiram esse promonor talvez por verem que o amigo Manel Kambuta não tinha habilidade para tal serviço, repararam logo que ele tinha mais inclinação para a enfermagem e principalmente para lhe aplicar as respeitavas injecções de que tanto necessitavam.....um abraço de amizade para todos os camarigos cá do Manel Kambuta....carreguem que ele tem as costas largas.

Anónimo disse...

Amigos o que eu aprendo convosco. Agora já sei o significado, apesar da esposa, já me ter confidenciado que era assim por esse título, que o seu marido era conhecido no meio dos nativos da terra onde esteve em África. Coisas dos camarigos, sempre bem dispostos. Um abraço Mª Arminda