quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

P446: TERTÚLIAS DOS COMBATENTES - PROGRAMA ACTUALIZADO

O nosso camarigo Mário Ley Garcia, Presidente do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, enviou-nos um programa actualizado das sessões inseridas no Ciclo de "Tertúlias dos Combatentes", a decorrer ainda nos próximos meses em Leiria. Esta actualização inclui já os nomes dos oradores e moderadores que irão participar nas próximas sessões. Chamamos igualmente a atenção para a mudança de data da próxima sessão - que estava prevista para 28 de Fevereiro - que irá realizar-se apenas em 7 de Março.
Podem também ver o programa das Tertúlias dos Combatentes na coluna da direita, que foi igualmente actualizada.
Os editores



CICLO DE TERTÚLIAS DOS COMBATENTES
Livraria Arquivo - Núcleo Leiria Liga Combatentes
A História Somos Nós – Da Guerra Colonial à Manutenção de Paz
Local: Livraria Arquivo. 18h00. Entrada Livre

Objectivo:
Com este ciclo de tertúlias pretende-se abordar, sem tabus, a nossa história recente ao nível da presença militar no exterior do que são hoje as fronteiras portuguesas. Dando especial enfoque à guerra colonial, mas não esquecendo outras missões militares, este ciclo de tertúlias será uma oportunidade para que antigos combatentes partilhem histórias, análises, opiniões e sentimentos sobre o que passaram e viram no ultramar, aproveitando as memórias ainda bem presentes de quem viveu por dentro esse importante períodos da nossa história.
1.   27 Setembro: Como tudo começou? Abordar os primeiros acontecimentos em Angola e a forma como os militares tentaram impor a ordem. Desenvolvimento dos acontecimentos. Caracterização das forças portuguesas e das rebeldes. Como aconteciam os combates. Que estratégia foi seguida.
2.   25 de Outubro: Guiné obriga a duas frentes de combate. Diferenças face à guerra em Angola. O impacto do clima e da especificidade do território. Inimigo mais preparado. Operações de grande escala. Como aconteciam os combates.
3.   13 de Dezembro: Guerra disseminada (Moçambique) Em que acreditavam os militares? Propaganda junto da população. Contra-guerrilha. Caracterização das forças portuguesas e das rebeldes. Como aconteciam os combates. Que estratégia foi seguida.

4.   31 de Janeiro: Combater do outro lado do Mundo (India) David contra Golias. Salazar em negação. Derrota sem apelo nem agravo.
a.      Prof António Borges da Cunha
b.      Sr. Jaime Reis
c.       Capitão Lourenço Faria (Moderador)
5.   07 de Fevereiro: Combatíamos contra quem? Apoios que os inimigos tinham de países vizinhos e de grandes potências mundiais como a China, os estados Unidos ou a União Soviética. Quer em armamento quer em meios humanos.
a.      - General Loureiro dos Santos
b.      - Dr. Vitorino Guerra
c.       - COR Dias Henriques (Moderador)
6.   07 de Março: A acção dos três ramos das Forças Armadas Em que situações intervinham cada um? Cooperação em acções.
a.      Almirante Vieira Matias (Marinha).
b.      Coronel Matos Gomes (Exército)
c.       General Vizela Cardoso (Força Aérea)
d.      Coronel Joaquim Pereira (Moderador)
7.   28 de Março: O papel da mulher na guerra Intervenção directa em zonas de combate. Apoio psicológico a partir da metrópole.
a.      Drª Anabela Vinagre
b.      D.ª Maria Arminda
c.       D.ª Giselda Pessoa
d.      D.ª Lina Garcia (Moderadora)
8.   5 de Maio: Outras guerras Bósnia, Timor, Afeganistão, Diferenças face à guerra do Ultramar. Principais missões. Condicionantes na acção devido ao material e treino tido. Convivência com os locais e outras forças da ONU.
a.      Tenente-coronel Joaquim Moura
b.      Tenente-coronel Pinto da Silva
c.       Major Pedro Almeida
d.      Coronel Ismael Alves (Moderador)

..................................................................................................................................................

Local: Livraria Arquivo. 18h00. Entrada Livre
Av. Combatentes da Grande Guerra, 53 | 2410-123 Leiria

Sem comentários: