quinta-feira, 26 de setembro de 2013

P374: EM CIMA DO ACONTECIMENTO...

ODE AO COZIDO

Triste por não poder estar presente neste nosso convívio de 25 de Setembro, o nosso camarigo Manuel Maia não quis deixar passar o momento e, em cima do acontecimento, dedicou-lhe estes versos que vos deixamos.
                                                        Os editores



               DO  COZIDO  SINTO  AROMA,

               CHEIRINHO  DELICIOSO...

               P`LAS  NARINAS  SOBE À  "MONA",

               DESSA TABANCA , FAMOSO...





               MÁ  SINA  P`RA  MIM,  AZAR,

               É  NÃO  PODER  "DAR AO DENTE",

               SEQUER  CONFRATERNIZAR

               ENTRE TANTA  E  BOA  GENTE...






                VISLUMBRO,  CERRANDO  OS  OLHOS,

               TRAVESSAS  A  FUMEGAR,

               HORTALIÇA  EM  GRANDES  MOLHOS,

               CARNE  TENRA  DE ESPANTAR...





               OLFATO  E  TODOS  SENTIDOS,

               AÍ  SÃO  ESTIMULADOS,

               P`LA  EXCELÊNCIA   DOS  ENCHIDOS,

               QUE  NÃO  SÃO  DOS  "ENLATADOS"...






          E  A  PINGA  QUE  BEM  ESCORRE

          NAS  GARGANTAS  RESSEQUIDAS,

          NA  CONVERSA  QUE  DECORRE

          GARFADAS   INTERROMPIDAS...





          UM  DIA  HEI-DE  VOLTAR

          AO  "TERREAL  PARAÍSO",

          APRECIAR  O  MANJAR

          DOS  DEUSES,  P`RA  SER  PRECISO...







          COMO  RAZÃO   DA  AMIZADE

          QUE  O  COZIDO  FOMENTA,

          HÁ  UM PASSADO/ SAUDADE,

          QUE A IDADE ENTRE NÓS  CIMENTA.






Um bom almoço para todos, bebam moderadamente e conduzam com prudência no regresso.



                                                                                                                mm

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

P371: T-SHIRTS DA TABANCA DO CENTRO - ÚLTIMO LEMBRETE



DATA LIMITE: 19 DE SETEMBRO!

Face a uma adesão até agora menor do que seria de supor, vimos relembrar o interesse em procederem à encomenda da T-Shirt da Tabanca do Centro em devido tempo, de modo a permitir a sua entrega aos interessados no decorrer do nosso próximo convívio em 25 de Setembro.

Lembramos o modelo que foi eleito. À frente,  uma referência directa à Tabanca do Centro, com inclusão do respectivo "emblema". Nas costas, as placas com indicação da Tabanca do Centro, Lisboa e Bissau, que ajudam a identificar a nossa Tabanca:



Estas são as cores propostas nesta fase de lançamento, com a indicação, para cada cor, dos tamanhos disponíveis:



Cada camisola terá o preço de 10,00 Euros, que corresponde ao custo unitário de produção da camisola, acrescido de uma pequena contribuição para futuro apoio a combatentes necessitados. Recordamos que o Paulo Moreno, responsável pela produção do material, prescindiu de qualquer lucro pessoal nesta iniciativa. 

As encomendas do material deverão ser feitas directamente para o mail da Tabanca do Centro - tabanca.centro@gmail.com - ou aqui na caixa de comentários, com a indicação do tamanho e cor pretendidos.


Assim, apontamos as 12H00 de 19 de Setembro como data limite para a encomenda das T-Shirts, o que permitirá que a sua entrega possa ser feita no decorrer do nosso convívio de 25 de Setembro, de modo a evitar a cada um os custos dos portes de correio.

Para os distraídos e para o pessoal que ainda está a pensar que está de férias: Vamos lá sair do ripanço e avançar com as encomendas! Não é quando chegarem ao convívio que se vão lembrar que também gostavam de ter uma T-Shirt… E é uma oportunidade óptima de ficarem com um ex-libris da nossa Tabanca do Centro!
                                            Os editores

sábado, 7 de setembro de 2013

P369: MAS... QUANTAS FRELIBU HÁ?!...



O  ATREVIDOTE  E  A  CONTRAFACÇÃO
Ao que este país chegou!
Esta Tabanca do Centro é bem pior que esse demoníaco local que dá pelo nome de Facebook!
Publica qualquer mentira, pela-se por dar á estampa um insulto, uma injúria, um ultraje, sem cuidar de saber a veracidade da fonte!
Quer números, quer recordes, privilegia a ofensa e então quando o destinatário desses impropérios é a FRELIBU *, a verdadeira, a única, toca a malhar e até recorre a um tal “Jorge Jasus” que inventou, qual mestre da técnica e da táctica, uma tal ALA MODERADA!
Mas que ALA é essa, ó criaturas?
ALA, só a dos NAMORADOS mas aquela de Aljubarrota, a comandada por esse português enorme, D. Nuno Álvares Pereira, e que com o andar dos tempos se transformou num conjunto de cantigas, sinais do tempo, comandada por um gajo qualquer que se diz “guerreiro” com voz de falsete, demasiado falsete cá para o nosso gosto, e que celebrizou o conhecido e famoso

 “ Fado da Tabanquinha”
     “O piloto não sabe voar, ué
      O chefe não sabe cantar, ué
      O almirante não sabe nadar, ué
      O JERO não sabe fotografar, ué
      Mas sabemos enfardar, ué!
      Mas sabemos enfardar, ué!”

E tanto enfardam, tanto enfardam que cultivam proeminentes ventres a necessitarem de uma cirurgia bariátrica para colocarem uma banda gástrica, ou até um bypass  com ou sem anel!
ALISEM-SE !
Depois, já lisinhos,  podem vestir as camisolinhas  para ficarem  mais lindinhos e poderem cantarolar a vossa musiquinha preferida, “Os meninos de Monte Real á volta da farinheira”!
“Os meninos á volta da farinheira
Comem pratos de cozido, á vontade
Vão aprender como se ganha uma barriga
Pois há muito perderam a mocidade.

Com os sorrisos mais lindos de Monte Real
Envergam camisolinha engraçada
Somam garfadas atrás de garfadas
Regadas com o tinto da Bairrada!”

Uns com os cabelos já ralos e os já completamente carecas podem até recorrer ao “cirurgião capilar” da FRELIBU, que vos colocará peruca condizente com a cor da camisola escolhida e de acordo com o gosto de cada um.
Os mais atrevidos poderão usar uma peruca arco-íris mas com barba e bigode para não serem confundidos com uns rapazes”alegres” que gostam muito de se adornar com as mesmas cores.
Os mais conservadores e mais anafados usarão este lindo penteado afro, que até lhes permitirá esconder restos do cozido á portuguesa, como aqui se mostra, poupando-lhes pois o trabalho de, ás escondidas, encherem os pouco higiénicos sacos de plástico ou as “caixas tupperweres”.

Chega de dar palpites á “peste grisalha” e dirijo agora duas palavras a esse escrevinhador de meia tigela “Jorge Gesus” (vai-te imbora ó melga”) que publicou uma t-shirt que não passa de imitação fraudulenta, de uma falsificação do fardamento da FRELIBU!
Vê bem o nosso fardamento, ó inventor, pois a nossa t-shirt é-nos gravada na própria pele !
FRELIBU por um dia, FRELIBU para sempre!
Já agora senhor “Jasus” aproveite a pala da fotografia que publicou, meta-a no olho e vá treinar os encarnados da capital que pior do que estão já não ficam!
E digo-lhe mais, ponha uma mancha encarnada na sua cabeleira loira e faça um conjunto com a D. Maria José Valério, Zézinha para os íntimos, e cantem o “ Fado da Tabanquinha”. Pode até ser que o Amado Chefe, homem de bom coração, os convide para animar a comezaina mensal.
E porque o exército da FRELIBU se vai deslocar para o sul por período de tempo indeterminado, deixo-vos a fotografia do sobrinho-neto do nosso Comandante para perpetuar a memória da coisa (In perpetuam rei memoriam) pois a partir de agora não há qualquer resposta a qualquer provocação desse vosso grupelho! Para vocês, acabou-se a FRELIBU!
                         Don Augustus Rodrigues, Duque de Buarkos

* FRELIBU - Frente de Libertação de Buarcos, para quem já não se lembra...