sexta-feira, 30 de setembro de 2011

P130: O Mário Fitas na Tabanca do Centro


.
.
É vísível a boa disposição do Mário

O Mário assinando o "mapa da Guiné",
livro de honra da Tabanca do Centro



















Tabanca do Centro 2011/09/28

A Reunião dos homens grandes e convivas da Tabanca do Centro sediada em Monte Real, é acontecimento bastante badalado. Tornaram-se famosos os estes encontros em termos gastronómicos, pois já são badalados para além do Lis e da serra dos Candeeiros.

O cozido, prato composto de óptimos enchidos, carne de vaca e porco, arroz, batata e umas maravilhosas couves, ali degostado, põe o pessoal de tal maneira que acorrem a esta Tabanca indígenas dos locais mais recônditos do país.

Com esta fama toda não resisti ao convite de um amigo, e mais uma vez lá fomos a caminho de Monte Real ao convívio da Tabanca do Centro e do seu cozido.

Cerca das 13H30, o Homem Grande mandou avançar para atacar o celebérrimo cozido.

Após o barulhento acomodar para o ataque, fez-se silêncio ao aparecerem as grandes travessas repletas de boas carnes, batatas e couves, apenas se ouvindo o salivar dos atabancados.

Após o estômago satisfeito, comecei a cogitar sobre tudo o que presenciava neste maravilhoso encontro: Estes homens e mulheres, não se juntam só pelo cozido, há coisas mais fortes e importantes que os unem e levam a esta mística.
São pessoas que estão unidas por lassos muito fortes adquiridos em situações muito complexas.
Com intensa vivência de uma guerra, estes homens livres a quem a Pátria olvidou, fraternalmente aqui se reúnem, tranquilos com a consciência do dever cumprido.

Esta Tabanca tem uma escola formada na Amizade: Verdadeiro encontro de amigos, na Tabanca do Centro vive-se essa amizade.
Local onde não há lugar para o poder e superioridade, os amigos são magnânimos uns para com os outros, sentimos profundamente e confirmamos que tudo o que nos afecta directamente a nós, termina por afectar indirectamente os amigos.

Aqui certificamo-nos que só se é alguém através do que aprendemos com os companheiros que nos rodeiam, pois é isso que nos faz raciocinar, andar, falar e interagir. A capacidade de sentirmos humanos passa pala certeza de nos mantermos unidos.

Fiquei maravilhado com esta minha segunda presença na Tabanca do Centro.

Mário Fitas



Nota:
E todos nós gostámos de estar com o Mário, de o ver recuperado e bem disposto!
A amizade tudo cura!!!
.
.




P129: 13º Encontro da Tabanca do Centro

.
.



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

P127: À Espera do 13º Encontro da Tabanca do Centro, hoje!

.
.


Logo de manhã pareceu-me ouvir o som de passos que rapidamente se aproximavam de Monte Real.

Alguns eram sem dúvida, passos arrastados, passos de quem já tem uma certa idade, passos de quem já percorreu muitos caminhos, passos de quem já andou por picadas da Guiné, passos de quem já andou na guerra.

Os passos até podem ser arrastados, mas são passos firmes, passos de quem vai ao encontro do "melhor" da guerra, e que são os camarigos que nela se fazem, que nela se encontram.

Sentei-me num banco, ansioso, à espera dos abraços, fortes, sentidos, solidários, às vezes e até por vezes fortes de mais, daqueles que "quebram" costelas!

É a força do reencontro, a alegria do reconhecimento, a amizade que se expressa ruidosamente.

Sento-me e espero.

A espera, sei bem que não é longa, e vale bem a pena, porque os sorrisos, a amizade, as gargalhadas, até fazem da guerra passada, uma vivência de futuro.

Cá vos espero ... sentado!
.
.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

P123: "Vocês são danados prá Bincadeira". (2)

.
.


Nota: A qualidade da fotografia é má, não por causa do fotografado, mas porque tive de a retirar  de outro documento e assim perdeu "cólidade"!!!
Joaquim Mexia Alves
.
.

sábado, 17 de setembro de 2011

P122: AEROGRAMAS...

Iniciamos hoje a publicação desta série com a recente troca de correspondência entre o Major Alverca e o Almirante Vermelho sobre um assunto que toca fundo no coração do nosso Almirante. Poderá perguntar-se: E o que é que este assunto tem a ver com a Guiné?! E perguntamos nós: E por que não? Afinal, para além da troca de aerogramas com familiares, amigos e madrinhas de guerra, não era o futebol assunto que muitas vezes ocupava a nossa mente, tentando esquecer momentos bem menos agradáveis?




sexta-feira, 16 de setembro de 2011

P121: RESOLVENDO A INTROMISSÃO DO COELHO...

P120: A Tabanca do Centro no extremo Norte da Europa!

.
.
Até na Lapónia estão atentos aos Encontros da Tabanca do Centro!

Ora reparem bem nesta mensagem do nosso camarigo José Belo:

O Cozido à Portuguesa do dia 28 será servido de forma original.

O tema é a Lapónia.

Mas a Sra.D.Preciosa lá está à direita da foto (se bem que sob disfarce),e os dois senhores de pandeirêta vêm de.....Buarcos.       

Um grande abraço.

José Belo



"Vai vir" charters da Suécia, para o nosso Cozido à Portuguesa."
.
.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

P118: Comentário à fotografia de uma travessa com um coelho em cima!

.
.
.
.

Recebemos de um anónimo, (julga ele, porque os nossos serviços de informação já o identificaram), o seguinte mail:

Exmºs. Senhores,

Agradeço, ao abrigo do decreto-lei quatro mil trezentos e quarenta e nove da lei da imprensa, publicação deste texto anónimo como comentário à fotografia de uma travessa com um coelho em cima!
Envio para os dois senhores que "andam feitos" um com o outro, para grande desgosto da "maioria silenciosa" da Tabanca do Centro.


Segue o referido texto.

“CHEIRA-ME A DEDINHO DO EDITOR DA KARAS”

A marcação da data de 28 de Setembro para o encontro mensal da Tabanca do Centro, consta-se, terá sido soprada ao ouvido do sr. Joaquim pelo editor do pasquim que agora anda na moda “ Karas “ de seu nome que contém as costumeiras fofoquices próprias das revistecas que por aí abundam, com a agravante de o director da dita não dar a cara; sim ninguém sabe quem é o cavalheiro!
Aguardo informação de amigo chegado que tenho no S.N.E. ( serviço nacional de escutas) que já colocou vários telefones “ em análise “ para termos a certeza de quem será tão nefelibata (#) personagem, muito embora o rasto que temos vindo a seguir indique personagem sulista e elitista mas que come como nortista!
Questões como “ mais farinheira e linguiça “, ou a “retirada das couves do cozido” JÁ!, são exigências que muitos silenciosos comensais têm vindo a fazer há muito tempo, em surdina diga-se, sem que o auto-denominado chefe da Tabanca, o sr. Joaquim que também usa o nome de Morais ( só lhe falta o Gonçalves ) lhes dê o mínimo troco!
O tal Editor sabe da existência deste problema desde há muito tempo e “cala a desgraça” e da guerra do cozido nada nos diz!
Voltando ao tal dia 28 de Setembro quero avisar um e outro que não são as claques organizadas a que um e outro pertencem, os mitológicos dragões ou os pacientes leos, que me impedirão de estar em Monte Real, porventura acompanhado da minha bajuda!
Podem montar e até povoar a estrada de vigilantes barricadas que eu lá estarei no local próprio a dar ao dente, silenciosamente, pois enquanto se come não se fala, ou como se diz pelo meu burgo “enquanto se capa não se assobia”
Dizer ainda à laia de conclusão que julgava a Tabanca do Centro um local onde as convicções político –futebolísticas - religiosas ficassem à porta!
Santa ingenuidade!
Aproveitando o exemplo que vem do Coelho da Madeira que provoca sem interregno o sr. dr. Alberto João Jardim, servem-se do animal para provocar o nosso movimento, como se o coelho fizesse parte do Cozido à Portuguesa! A provocação sobe de tom com o coelho, com um sorriso cínico, a empunhar na pata uma cenoura, essa horrorosa raiz vegetal que o meu grupo abomina. Se não fôssemos de esmerada educação, diríamos ao senhor coelho onde lhe ficaria melhor a tal cenoura!
Não vou assinar este depoimento com medo de represálias costumeiras…
Aos meus silenciosos camaradas um abraço do meu Buarcos lindo,
Anónimo!

(#) pessoa que anda nas nuvens; escritor excêntrico.
.
.



P117: INSCRIÇÃO!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

P115: "Vocês são danados prá Bincadeira".

.
.
A expressão do título é do nosso Manel Reis, num comentário aqui feito.

Lembrei-me então de lhe fazer uma "homenagem", aproveitando o título, porque o Manel é um camarigo de alto gabarito, daqueles que fazem sempre falta em todos os encontros.

Espero que ele não me leve a mal a ironia, que é fruto da muita amizade e respeito que lhe tenho, sem desprimor para os outros atabancados, pois claro, que não perdem pela demora!!!

.
.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

P113: Conversa de cadeiras - Desvendando o mistério...

.
.
Camaradas, o nosso amigo Joaquim poderá ter deixado algo confusas essas cabecinhas, com a amostragem de uma série de conversas entre cadeiras (!) na conhecida Pensão Montanha...
Afinal a situação foi facilmente esclarecida, pois tratou-se apenas de uma escolha inadequada da definição da foto, o que impediu o aparecimento das dialogantes.
Reposta a normalidade, aqui fica a versão original da referida foto, em que são visíveis as comensais daquela ocasião.
Dada a sua juventude, será desculpável algum entusiasmo detectado nas suas apreciações à vinda da "brigada do reumático"...
Quanto ao gato, conhecendo os seus antecedentes, só pode estar ali para atrapalhar! 
Um anónimo, MP, um vosso criado...


Imagens retiradas de VRACIMAGES, com a devida vénia. 
O cenário de fundo, claro, continua a ser do Joaquim...
.
.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

P112: Conversa de cadeiras???

.
.
Fui almoçar à Pensão Montanha como muitas vezes faço.

Quando cheguei, a sala apresentava-se assim como documenta a fotografia abaixo.




No entanto, passado algum tempo de ali estar, percebo esta conversa que agora aqui vos transmito e dou conta.




Com um abraço deste vosso camarigo Joaquim
.
.